ES: Em preparação para os Jogos Paralímpicos Escolares 2019 começou. A Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport) realizou, na última quinta-feira (28), uma reunião com técnicos responsáveis pelas modalidades paraolímpicas – como bocha, natação, vôlei sentado, basquete em cadeira de rodas, futebol de cinco e atletismo -, para prestação de contas do que foi feito em 2018 e planejamento das ações de 2019.
As seletivas deste ano continuarão acontecendo na pista de atletismo da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e a natação, no Clube do Álvares Cabral. Já as modalidades de bocha paralímpica, basquete em cadeiras de rodas, tênis de mesa e judô, no Sesc de Guarapari.
Pensando em novas possibilidades, planeja-se uma dinâmica diferente. Por isso, foi discutido com os técnicos a possibilidade de socialização dos paratletas com os competidores que estarão hospedados em Guarapari durantes as finais dos Jogos Escolares, em julho.
O que se pretende com essa ideia é uma integração dos atletas e a oportunidade de aprendizagem e troca entre as equipes.
Gabrieli Machado, responsável pelo treinamento de bocha paralímpica, se mostrou muito satisfeita com o planejamento. “O esporte paralímpico tem crescido cada vez mais, só que, ainda assim, ele se encontra em espaços só destinados para esse tipo de esporte. Essa integração vai levar os paratletas a se reconhecerem como tal, mostrando que, apesar das suas deficiências, eles são muito eficientes. É muito importante essa iniciativa do Estado”, disse Gabrieli.
Objetivo
Antônio Eduardo Oliveira, assessor da Sesport responsável pelo paradesporto, destacou a importância da reunião para o esporte no Estado.
“A ideia de reunir os técnicos e professores aqui é pensar além do simples envolvimento das associações. A gente quer que os municípios tenham efetividade no desenvolvimento do paradesporto”, frisou.
Ano de conquistas
Nos jogos de 2018, a equipe capixaba contou com a participação de 34 atletas e um total de 56 membros na delegação, sendo 12 cadeirantes.
Os competidores foram ao pódio 40 vezes, conquistando 20 de medalhas de ouro, 9 de prata e 11 de bronze, na competição realizada no Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo. (Secom-ES)