JAGUARÉ: Pedalar é um prazer. Mas sempre é importante seguir algumas regras de segurança. Vale a pena conferir algumas dicas:
– Use máscara ao pedalar na rua Ainda estamos passando por um momento em que todos devem assumir a responsabilidade de cuidar uns dos outros. Mesmo que possa ser desconfortável, sua máscara preservará a sua saúde e a de outras pessoas que estão na rua. Portanto, use máscara ao pedalar e leve sempre mais de um acessório de proteção ao sair para praticar exercício, pois a máscara deve ser substituída quando ficar úmida.
– Use capacete Esse item é obrigatório, indispensável. Em alguns lugares, existe até multa para quem anda de bicicleta sem capacete. A proteção vai além de não deixar bater a cabeça no chão numa eventual queda. Também protege em uma colisão frontal, ou que você machuque a cabeça ao bater em um galho (numa trilha ou até mesmo na cidade, no parque). Pense bem, mesmo em um passeio tranquilo ou uma ida até a padaria, o risco de acidente sempre existe.
– Cuidado com fone de ouvido Eu amo ouvir música enquanto pedalo. Porém, isso não é indicado quando se está andando de bicicleta no trânsito (mesmo que na ciclovia), pois a música pode tirar sua atenção e impedir que ouça um carro ou um ônibus se aproximando, por exemplo. Em ciclovias longe do trânsito, tudo bem usar fones, mas escute a música em volume baixo. Assim, você ainda consegue ouvir a buzina ou o barulho de outro ciclista que está se aproximando.
– Verifique os freios Antes de sair de casa e antes de sair da estação (se você usa Metrô ou trem para chegar até a ciclovia, por exemplo), é muito importante chegar se os freios estão funcionando corretamente. Também é muito importante fazer uma manutenção regular desse item de segurança.
– Sinalize ao virar, diminuir a velocidade. Na ciclovia/ciclofaixa e, principalmente, no trânsito, é muito importante sempre demonstrar para os carros ou o ciclista de trás qual será sua ação sobre a bike. Sinalize com as mãos quando for virar para a direita ou esquerda e ao reduzir a velocidade. E evite parar de uma vez, bruscamente. Para qualquer conversão, aponte a direção que irá seguir com uma das mãos, tanto para outros ciclistas e até mesmo para pedestres saberem sua direção
– Respeite as leis de trânsito- Na rua, a bicicleta segue as mesmas regras dos carros. Então, pedale sempre na mão correta do trânsito, pare no sinal vermelho, dê preferência aos pedestres etc. Se precisar atravessar uma rua, desça da bike e cruze a faixa de pedestre a pé, empurrando a bicicleta. Em hipótese alguma ande na contramão, mesmo que para isso seja preciso fazer um trajeto maior. Os motoristas têm uma visão reduzida de um ciclista na contramão e o risco de acidente é grande. Mesmo que o ciclista não seja atropelado, ele pode fazer com que um carro desvie bruscamente e se choque com outro veículo….
– Não use a calçada- Ela é local de pedestres, você pode atropelar alguém com os reflexos lentos ou bater de frente com um idoso e machucá-lo gravemente.