ES: Em alusão ao Dia Internacional das Mulheres, celebrado no último dia 08 de março, as servidoras e colaboradoras que atuam no Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Espírito Santo (IPAJM) foram homenageadas nesta quarta-feira (16), com um café da manhã especial. A vice-governadora do Estado, Jacqueline Moraes, compareceu à autarquia e participou da homenagem às mulheres que trabalham no Instituto.
Com melodias ao som do violino tocado pela artista Luciane Nascimento, integrante da Orquestra Sinfônica Jovem da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames), servidoras e colaboradoras, entre efetivas, comissionadas, terceirizadas, DT´s e estagiárias, foram recepcionadas no auditório. O presidente do IPAJM, José Elias Marçal, acompanhado das diretoras, realizou a abertura do encontro, que foi organizado pela comissão Qualivida da autarquia.
Em seguida, a vice-governadora Jacqueline Moraes realizou uma palestra na qual destacou a própria experiência e trajetória de vida, enfatizando a importância do empoderamento feminino. Ela também apresentou os três principais focos do Programa Agenda Mulher, do Governo do Estado.
“O primeiro deles é o empreendedorismo emocional, que é o empreender de dentro para fora, ou seja, é o fortalecimento, o empoderamento da mulher. O segundo é o empreendedorismo social, que é o que vocês vão tratar aqui. O terceiro é o empreendedorismo produtivo, que é voltado para pessoas como eu, que fui camelô durante muito tempo da minha vida e depois trabalhei como MEI [Microempreendedor Individual], ao abrir a minha lojinha. Essa questão de empreender é algo que podemos incentivar e que podemos capacitar”, disse Jacqueline Moraes.
A vice-governadora comentou ainda que o trabalho dela no Governo do Estado busca reafirmar a posição da mulher como essencial para a sociedade, em todos os âmbitos. “É uma atuação para que as mulheres possam aprender e aplicar o que aprenderam sobre o empreendedorismo feminino como um primeiro passo e para que mais e mais mulheres se dediquem a essa atividade e transformem não só a sua realidade, mas também a de muitas pessoas ao seu redor”, acrescentou.
Na oportunidade, Marçal disse ter orgulho do Governo por ter escolhido uma mulher para estar junto ao governador do Estado, Renato Casagrande, para cuidar do Estado. “Jacqueline é uma mulher certa no lugar certo. É proativa, humilde, inteligente e bastante empoderada”, completou.
Mulheres são maioria no Instituto
No Instituto de Previdência do Estado, as mulheres comandam a maioria dos cargos de chefia, entre diretorias, gerências e subgerências. Elas representam e estão à frente de 75% dos setores da autarquia. Das 28 áreas de liderança do Instituto, 21 são conduzidas por mulheres.
IPAJM
O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Espírito Santo (IPAJM), autarquia estadual vinculada ao Poder Executivo, é responsável pela administração do Regime Próprio de Previdência do Estado do Espírito Santo (ES-Previdência), como gestor único, desde a implantação da Lei Complementar 282/2004, e pela gestão do Sistema de Proteção Social dos Militares, integrantes da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) e do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), remunerados por subsídio ou por soldo), de acordo com a Lei Complementar nº 943/2020.