ES: O Espírito Santo sedia, pela primeira vez, o Encontro de Coordenação Orçamentária, Financeira e Fiscal Intergovernamental de Países Ibero-Americanos, que chega à 11ª edição. O evento teve início nessa quarta-feira (13) e segue quinta-feira (14), no Sheraton Hotel, em Vitória. Esta é a quarta vez que encontro é realizado no Brasil, reunindo representantes de oito países para debater sobre temas relevantes das finanças públicas da região ibero-americana.
Promovido pelo Foro Iberoamericano de Coordinación Presupuestaria, Financiera y Fiscal Intergubernamental, uma entidade que fomenta a cooperação e a troca de experiências entre nações, o objetivo do Encontro é fortalecer as finanças dos governos subnacionais. Por meio de discussões e apresentação de boas práticas, o evento busca aprimorar a governança fiscal, contribuindo para um modelo de gestão pública eficiente, sustentável e inclusivo.
O secretário de Estado da Fazenda, o auditor fiscal Benicio Costa, anfitrião do evento, participou da cerimônia de abertura e deu as boas-vindas aos participantes. “É uma honra para o Espírito Santo sediar um encontro tão relevante, que fortalece a nossa capacidade de implementar uma gestão financeira eficiente e alinhada às melhores práticas. Esses encontros são essenciais para o avanço das políticas públicas, oferecendo soluções para os desafios econômicos e promovendo o desenvolvimento regional”, destacou.
A presidente do Foro e vice-presidente do Grupo de Gestores das Finanças Estaduais (Gefin), Célia Carvalho, ressaltou a importância da troca de experiências para o avanço das políticas fiscais na região. “Os debates promovidos pelo Foro são uma oportunidade única de cooperação entre os países ibero-americanos, permitindo que experiências e práticas exitosas possam ser aplicadas em novos contextos e fortalecendo a gestão financeira das administrações locais”, avaliou.
O subsecretário e consultor do Tesouro Estadual, Daniel Corrêa, também enfatizou a importância do evento para a gestão pública. “Esse encontro nos permite não apenas alinhar práticas fiscais e orçamentárias entre as nações participantes, mas também debater sobre novas abordagens de gestão e controle que podem ser aplicadas na administração financeira do Espírito Santo, beneficiando o cidadão capixaba”, disse.
Programação do evento
Na abertura do Encontro, a chefe da Divisão de Gestão Fiscal do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Axel Radics, apresentou uma palestra sobre os principais desafios fiscais globais. A programação dessa quarta-feira (13) também incluiu painéis dedicados a temas, como a “Situação Macroeconômica e Fiscal Internacional e Regional”, “Acordos Fiscais Intergovernamentais e Regras Fiscais” e “Regras Fiscais e Transparência”.
Já nesta quinta-feira (14), o Encontro contará com os painéis “Controle e Gestão de Resultados na Administração Pública”, “Finanças Subnacionais e Endividamento Público” e “Planejamento, Orçamento Público e Sistemas de Administração Financeira”. O evento será encerrado com a leitura de uma carta de intenções, consolidando os compromissos e diretrizes definidos durante as discussões.
O XI Encontro de Coordenação Orçamentária, Financeira e Fiscal Intergovernamental de Países Ibero-Americanos reforça o compromisso dos entes subnacionais com uma governança fiscal pautada na transparência e na cooperação, além de abrir espaço para avanços significativos na gestão de recursos e na administração financeira das nações envolvidas.