ES: Pesquisa realizada pela Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes) em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) revelou que 98% dos municípios retornarão às aulas neste ano, sendo que 91% retornarão em fevereiro e 7% em março. Ao todo, 76 dos 78 municípios do Estado responderam ao questionário de retorno às aulas.
O levantamento também mostrou que 45% dos municípios retornarão às aulas de forma híbrida (presencial e online).
A pesquisa ainda revela que 27% terão apenas aulas remotas, 3% presencial e 25% ainda não definiram o modelo das aulas.
O diagnóstico ainda mostra todo levantamento sobre profissionais da rede, estruturas físicas, planejamento das ações, entre outros. “Existe um desafio, em especial para os municípios que contam com nova gestão, mas estão se organizando e outros já estão preparados. Com esses números nós vamos nos mobilizar para auxiliar os municípios. Hoje tivemos uma reunião com o governador Renato Casagrande, que garantiu que a Sesa vai apoiar os municípios que não têm a testagem. Existe um comitê que está mobilizado para ajudar as cidades que apresentam alguma necessidade, seja na compra de materiais, e nós estamos buscando ata de registro de preço, seja na testagem dos profissionais da educação. A Amunes está buscando as condições para que os municípios possam superar esse desafio”, adiantou o presidente da Amunes, Gilson Daniel.
O resultado da pesquisa foi apresentado nesta quinta-feira (21) num encontro que reuniu prefeitos, secretários municipais de Educação, o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, a promotora de Justiça Maria Cristina Rocha Pimentel, representando o Ministério Público do Estado (MPES) e o presidente da Undime Espírito Santo, Vilmar Brito.
Acompanhe o Diagnóstico de Jaguaré
Jaguaré informou na pesquisa possuir 36 escolas municipais, com 5.175 estudantes e que já realizou o levantamento dos profissionais da educação com comorbidades. Porém ainda não realizou nenhum planejamento quanto a substituição dos servidores com comorbidades ou que apresentares sintomas de contágio da Covid-19.
Informou que possui Comitê de Gestão da Covid-19 no Município e que já elaborou um Plano de Retorno às Aulas, apenas no aspecto Pedagógico, sem elaboração de estrategistas junto ao Setor de RH da Prefeitura.
Ressalta que ainda não há definição da modalidade de retorno às aulas (presencial, remoto ou híbrido). Porém confirma o início do Ano Letivo: 08/02/2020
No caso de retorno de forma presencial, o município não tem uma definição de escala de rodízio de estudantes nas atividades presenciais
Informou que tem realizado novo processo seletivo para contratação de professores. Mas que até o momento o Município não se planejou/organizou para a testagem dos servidores da educação, caso retorno de aulas presenciais.
No caso de um possível retorno às aulas presenciais, informou que possui 27 escolas estão em condições de voltar, considerando os protocolos das medidas administrativas e sanitárias, conforme as Portarias Conjuntas SEDU/SESA 01 e 02/2020), inclusive as Escolas do Campo
Ressalta ainda que não há previsão de retorno às aulas presenciais nas turmas de creche e que ainda não providenciou a sinalização dentro das escolas
Destaca ainda que município já adquiriu os EPIs (máscara; termômetro, etc.) necessários para retorno às aulas presenciais. Que já adquiriu os insumos para higienização nas escolas (álcool 70%, sabonete líquido, papel toalha; cloro). Bem como já providenciou instalação de dispensers para os insumos para higienização nas escolas e tapetes sanitizantes para Educação infantil.
Por fim, o município confirma que já concluiu ou iniciou o processo licitatório para merenda escolar, transporte escolar e de contrato de limpeza para início do ano letivo de 2021. (As informações constam no Relatório da Amunes)